×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×

Era digital, no tempo da fake news.

A difusão de ideias de maneira descontrolada criou um fenômeno global denominado fake news.

Por: Valter Gomes - Publicado em: 25/03/2021 20:55

Imagem : Cena do Filme Metrópols - Diretor Fritz Lang, 1927

 

O mundo contemporâneo vivencia mutações constantes, tranformações profundas e resignificações de valores que nos fazem, o tempo todo, parar, refletir e buscar conclusões sobre a realidade humana e suas contradições.

Nesses momentos recorremos aos ilustrados pensadores que tanto nos auxiliam a enxergar elementos profundos que, muitas vezes, dada a correria do dia-a-dia e do tempo escasso, não conseguimos desvendar, nos fazendo entender o nosso tempo de maneira equivocada e precipitada.

Peter Burke, célebre professor, autor de importantes livros sobre historiografia, pensador contemporâneo, historiador e um analista dos fenômenos sociais no tempo presente, fez uma série de palestras em diferentes universidades no mundo, aqui no Brasil na USP - Universidade de São Paulo em 2009, proferindo considerações importantes sobre a modernidade e o mundo pós moderno que ele intitulou "Da era do Cavalo à era digital". Suas formulações indicavam uma análise profunda sobre a produção da informação e do conhecimento, que advém dela, além dos meios para difundí-las e compartilhá-las ao longo do tempo histórico, ressaltando o processo de avanços tecnológicos que alteraram o tempo, no sentido de acesso e distância, das pessoas à essas informações e o papel dos ilustrados e da academia nesse crivo das informações para álem dos muros das universidades e das bibliotecas.

Observando essas considerações percebemos que as tecnologias e as ferramentas de compartilhamento de informação e conhecimento, ao longo do tempo, modernizaram-se e, de certa maneira, contribuíram para uma massificação da informação e difusão de ideias de maneira descontrolada, não que defendamos a censura, mas foram esses mecanismos que ocasionaram um fenômeno global que atualmente interfere na construção de um mundo mais democrático, menos intolerante e fruto da verdade dos fatos.

Esse fenômeno, denominado FAKE NEWS, tornou-se um componente avassalador para a manipulação da verdade e controle da sociedade de acordo com os interesses de que a produz e, esse tipo de informação, na era digital, basta um click no teclado para disseminar-se e viralizar falsas verdades nas diferentes redes sociais, sites de informação e replicadores, robôs, que utilizam a WEB como meio de interação com os internautas.

A velocidade e a acessibilidade à informação disseminada pelos mecanismos digitais transformou-se numa ferramenta de controle e manipulação social que auxiliam políticos, partidos, grupos extremistas, criminosos digitais que, na maioria das vezes, aproveitam-se da falta de profundidade e de cuidado dos leitores da informação que compartilham, sem checar as fontes e a veracidade das informações, tudo que recebem de seus interlocutores nesses ambientes virtuais.

Burke, portanto, demonstrava em sua análise que no momento em que a produção do saber tornou-se uma expressão cotidiana das diferenças sociais e classistas, os mecanismos de comunicação digital passaram a ser utilizados como ferramenta de desqualificação da verdade e, consequentemente, contribuíram para a construção de uma falsa realidade ao sabor de quem protagoniza situações de poder ou postula ter o controle do poder.

O tempo continua produzindo transformações profundas na sociedade em que vivemos, e em tempos de um "Novo Normal", da pós-verdade, urge encontrarmos formas de descontruir as tais "fake news" mergulhando na busca dos fatos que possam apresentar os traços da realidade de nosso tempo e de nossa existência. A coluna Atrás dos Fatos tem essa tônica e assim inauguro minha participação semanal nesse espaço.

VIVA A LIBERDADE!!!

 

 

Posts relacionados

 

Siga nossas redes sociais

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade