×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×

Até breve, comandante! Obrigado por tudo, Portaluppi!

O fim do ciclo de Renato no Grêmio.

Por: Edu do Grêmio - Publicado em: 15/04/2021 19:06

Até breve, comandante! Obrigado por tudo, Portaluppi!

Crédito: Grêmio Oficial

Renato Portaluppi não é mais o técnico do Grêmio. Eu fico chateado com essa notícia, mas penso que o clube precisa de uma oxigenação. E que as mudanças não parem por aí. É essencial que aconteça uma revolução no departamento de futebol e no elenco, aproveitando realmente a gurizada, encerrando o ciclo de alguns jogadores e trazendo os três reforços com nível de titularidade que foram prometidos.

Mas isso é pauta para outro momento. Agora é hora de agradecer: Obrigado por tudo, Renato Portaluppi! 

“Você conta nos dedos os treinadores que fizeram 400 jogos em um clube, ainda mais sendo o Grêmio, time do meu coração. Eu sinto orgulho de ter em mãos um grande elenco, estar em um grande clube que não nos deixa faltar nada e ter uma grande torcida”

Renato Portaluppi; 01/02/2021

Virtudes, defeitos, teimosias, todos temos, mas é inegável o tamanho desta bandeira chamada Renato Portaluppi na história do Imortal Tricolor.

Sim, Ele já ultrapassou os limites mundanos e tornou-se uma bandeira gremista. É preciso lembrar e ressaltar a coragem que ele teve, ao colocar à prova o seu legado, já extremamente consolidado como jogador, agora no comando técnico. Ele não apenas manteve a sua reputação intacta como ídolo dos tempos de atleta, mas criou reputação, no mínimo semelhante, como treinador.

Se o dividíssemos em dois, a versão jogador e a versão técnico, seriam dois grandes personagens da história do clube, respeitados pela torcida, vencedores. Mas o impetuoso Renato jogador é o mesmo, agora mais maduro, Portaluppi técnico. O peso disso é extraordinário.

A torcida é privilegiada porque viu a história do Grêmio sendo escrita ao vivo diante dos nossos olhos. Podemos ter críticas ao nosso agora ex-comandante, mas precisamos sempre valorizar o fato de que, nós, gremistas, tivemos por muitos anos o maior ídolo de um clube de futebol no Brasil na nossa casamata. Isso deve ser sempre motivo de orgulho para o torcedor gremista.

Quem ganhou mais do que ele, pelo mesmo clube, como jogador e técnico? Renato Portaluppi é incomparável em termos de Brasil e Mundo. Aqui no Rio Grande do Sul, o segundo colocado nem chega perto. Eu fico imaginando, nos meus delírios de torcedor, como seria o Portaluppi comandando o Renato. Eles, certamente, pautariam a vida futebolística no Estado e no país.

Seria um lindo sonho, mas ótimo que este em específico não se realizou. Pois o Renato realizou os sonhos do torcedor gremista enquanto jogador. E o Portaluppi realizou os sonhos da nossa torcida enquanto técnico. Este ciclo realmente tinha chegado ao fim, mas é sempre triste quando um ídolo sai do clube. Certamente é apenas um Até, breve! Viva Renato Portaluppi!

Títulos de Renato pelo Grêmio como técnico:

  • Copa do Brasil: 2016
  • Copa Libertadores da América: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020
  • Recopa Gaúcha: 2019

Títulos de Renato pelo Grêmio como jogador:

  • Mundial: 1983
  • Copa Libertadores da América: 1983
  • Campeonato Gaúcho: 1985, 1986
  • Copa Los Angeles: 1983
  • Troféu CEL: 1983
  • Torneio de Rotterdam: 1985
  • Troféu Cidade de Palma de Mallorca: 1985

Posts relacionados

 

Siga nossas redes sociais

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade